sexta-feira, 17 de julho de 2009

Pandora

"Pandora trouxe o vaso que continha os males e o abriu. Era o presente dos deuses aos homens, exteriormente um presente belo e sedutor, denominado "vaso da felicidade". E todos os males, seres vivos alados, escaparam voando: desde então vagueiam e prejudicam os homens dia e noite. Um único mal ainda não saíra do recipiente: então, seguindo a vontade de Zeus, Pandora repôs a tampa, e ele permaneceu dentro. O homem tem agora para sempre o vaso da felicidade, e pensa maravilhas do tesouro que nele possui; este se acha à sua disposição: ele o abre quando quer; pois não sabe que Pandora lhe trouxe o recipiente dos males, e para ele o mal que restou é o maior dos bens - é a esperança. - Zeus quis que os homens, por mais torturados que fossem pelos outros males, não rejeitassem a vida, mas continuassem a se deixar torturar. Para isso lhes deu a esperança: ela é na verdade o pior dos males, pois prolonga o suplício dos homens." (Friedrich Nietzsche)
"O CORIFEU - Foste, sem dúvida, ainda mais longe?
PROMETEU - Sim, livrei os homens da obsessão da morte.
O CORIFEU - Que remédio descobriste para esse mal?
PROMETEU - Instalei neles cegas esperanças."
(Ésquilo)

2 comentários:

  1. Oi!!

    Encontrei seu blog e... nossa!!

    Muita coisa em comum, viu...

    Já postamos o mesmo texto - o desaparecido (não li todos os seus ainda, pode ter mais), gostamos da Mafalda... tem texto que vc postou e eu ainda não postei, mas já tinha pensado em postar (Pandora!!)... Legal!!

    Gostei muitão do seu blog!!

    ^^

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, tá!!!

    Mais coisas, então...

    rsrs

    Mario Quintana, Cecilia Meireles (especificamente Timidez...), Roberto Carlos, Saudade...

    E parece que começamos nossos blogs quase juntas... eu comecei em 18/05/09 e vc 14/05/09 (pelo menos foi a postagem mais antiga que vi!!)...

    hehehe

    ResponderExcluir