terça-feira, 30 de junho de 2009

Pouco mais que menino...

Gigante de Goya

Pouco mais que menino, tornarei público o teu diálogo, pois quando acreditei que havia encontrado um caminho, o chão começou a se abrir e desde então me engole lentamente.
Com um pouco de sorte, se um dia te ausentares, ficarão marcas possíveis de cicatrizar, como a maioria das marcas que trago comigo até agora. Marcas, essas tão profundas, a fazer da minha prudência a minha mordaça. Uma paralisia prudente que deixa para amanhã tudo o que devo ao dia de ontem. Abrupta e intempestiva quisera eu ser, na necessidade de te dizer, sem precisar explicar...
Pouco mais que menino, ou segundo o próprio, ...'um homem que sustenta um amor com ombros de gigante...'.
Pouco mais que menino, não por mais tempo sustentarás sobre os ombros um fardo de amor, como o de um Sísifo exaurido. Generoso, na sua maneira mais precisa e segura, tens consigo uma luz suave e cuidadosa, capaz de remover, a cada gesto ou pensamento, a 'pedra de uma tumba', esquecida.
Pouco mais que menino, 'tentando ser homem perfeito' àquelas que são meras meninas, e enquanto isso... Onde andará a dama 'romântica e inteligente' para inspirar-se e inspirar-te no seu 'conhecimento filosófico e científico? Onde estará ela, a desejar dançar contigo ao som das tuas poesias'? Onde andará a dama que te guiará ao 'caminho das pedras'? Onde andará aquela que 'não te deixará de lado com a metafisica'? Será ela generosa o suficiente para compartilhar contigo 'a moral, alem de Kant', ou de quem quer que seja? Ou será ela, de tal modo, perspicaz para conduzir ao teu lado os argumentos e relações de um discurso de frequência e lógica?
Pouco mais que menino, a sua ausência, em algum lugar pouco distante, é sentida.
Pouco mais que menino, apressa teus passos, antecipa tua chegada, fixa tua presença e cancela tua partida.
Em algum momento, pouco mais que menino, já encontrastes tua dama e será fácil reconhece-la no caminho, desde que estejas verdadeiramente disposto a percorre-lo, acompanhado dela, durante toda a tua existência.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário