quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Cântaro das Minhas Náuseas

"carrego calçados furados, meias furadas
e um monte de pedras nos bolsos

aos olhos, tantas estradas
e os rastros do passado

carrego a desventura do sonho
como meu bem mais precioso

às mãos, apenas a atrofia
e as infinitas possibilidades do vazio

carrego meus ossos, meus órgãos, meus medos
no cântaro das minhas náuseas

- mas já não tenho certezas

fecharam-se as portas das minhas igrejas
meus santos, descobri-os de gesso

e suspiro órfão às margens do Vale!

(...)

pudera escalar pedras, fossas abissais
caminhar descalço nos caminhos que sempre sonhei
marcar a fogo as leis da humanidade

mas vazaram-se os olhos da terra
entortaram-se os pés
recolheram-se os dedos das mãos

e assim, fetal, recolho-me ao princípio
onde ainda se é possível
o desejo e a história."
(Viegas Fernandes da Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário